sexta-feira, 13 de junho de 2008

Economia da Coréia do Sul


A Coréia do Sul possui a décima segunda maior economia do mundoe a terceira maior da Ásia, atrás apenas do Japão e da China (e da Índia, por PPA). O crescimento econômico da Coréia do Sul nos últimos 30 anos foi espetacular. O PIB per capita, que era apenas de US$ 100 em 1963, chegou a quase US$ 9800 em 2002, 18 vezes maior que o da Coréia do Norte. A Coréia do Sul está entre as dez maiores economias do mundo. O sucesso econômico do país se deve a um sistema de laços íntimos desenvolvidos entre o governo e a iniciativa privada, que inclui crédito facilitado, restrição a importações, subsídios a determinados setores e incentivo ao trabalho. Entre fins dos anos 1990 e começo do século XXI, a tecnologia sul-coreana ultrapassou a do Japão e de Taiwan, passando a dominar internacionalmente o setor de semicondutores e tecnologia da informação. Os gigantes da indústria coreana, Samsung e LG, rapidamente ultrapassaram a Sony como líderes no campo da tecnologia da informação. Os telefones celulares e televisões de tela plana da Coréia do Sul são hoje os mais avançados do mundo.

Economia do Japão




A economia do Japão é a 2ª maior do mundo. Levando-se em conta seu produto interno bruto de 4.500 bilhões de dólares. Dentre as principais atividades industriais estão a engenharia automóvel, a eletrônia, a informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval e a química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.
Com uma economia de alta tecnologia e cercado de mercados emergentes que crescem rapidamente, o Japão investe grandes quantias em pesquisa para se manter à frente da concorrência. Como resultado, o Japão é um dos países líderes mundiais em áreas como a da nanotecnologia. Investimentos públicos nesta área são comparáveis aos dos EUA – um fato que também se reflete no número de solicitações de patentes. O Japão é responsável por quase uma a cada três patentes de nanotecnologia, e o país só é ultrapassado nesta área pelos EUA. Os números são semelhantes em biotecnologia, para a qual o governo japonês fornece valores de financiamento particularmente altos.

Demografia da Coréia do Sul

A população da Coréia é uma das mais homogêneas, étnicamente e linguisticamente, do mundo. A única minoria é uma pequena comunidade chinesa, se bem que as pessoas cujos pais são casais mestiços (por exemplo, filhos de soldados americanos ou de homens de negócios europeus) sejam encaradas como uma minoria e frequentemente discriminadas (por exemplo, pelas crianças na escola).
Valores:
• Taxa de natalidade : 9.93 ‰ (2007)
• Taxa de mortalidade : 5,99 mortes/1.000 habitantes (2007 est.)

Horário do Japão